<100 subscribers
A popularização crescente dos aplicativos de entrega de comida ganhou grande impulso com a pandemia mas não parou de crescer desde então. O impacto no mercado de trabalho e na forma que consumimos e nos alimentamos também foi significativo, mudando hábitos e preferências hoje bem diferentes das de antigamente.
Acho que uma oportunidade de mudança que ainda não é tão aproveitada são os locais de recebimento e consumo das refeições. Além de comer em casa ou em refeitórios nas empresas, acredito que o novo modelo com aplicativo e entrega, já consagrado, pode resultar em novos locais e espaços, alternativa diferente dos atuais restaurantes e lanchonetes que estamos acostumados.
Anos atrás em São Paulo houve o Espaço iFood no Parque do Ibirapuera, apesar de estar sob concessão de uma empresa privada, a iniciativa acabou indo contra as diretrizes de uso do local público e não continuou. Mas fica como exemplo de como este mesmo tipo de ocupação pode acontecer em praças, estacionamentos, terrenos vazios ou mesmo ruas temporariamente fechadas para carros.
Pelo que vi no LinkedIn, parece que a startup Wonder - https://www.wonder.com - já aponta para um modelo parecido, combinando food hall físico, tecnologia de delivery própria, marcas exclusivas, curadoria de chefs de cozinha e integração total via app. Mas ainda de forma proprietária e centralizada, o divertido seria viabilizar algo descentralizado e web3, como alguns exemplos que anotei na pg Comer do Cérebro Aberto. Por isso já inclui o Noogles nas imagens já adiantando caso o pessoal da Nouns Brasil se interesse, outra oportunidade seria algo para Confraria Web3, cujo lema é comer, beber e conectar.
Imagino que espaços deste tipo poderiam ser organizados tb através de aplicativos, envolvendo não apenas curadoria e seleção dos restaurantes próximos e entregadores, mas tb garçons, seguranças e pessoal de limpeza. Outra abertura seria entregar atrações de entretenimento, publicidade, promoção e degustação, tornando a ação um evento completo de live marketing e ambient media.
Bom apetite!!
Valeu! Saúde, sucesso e boa sorte mais uma vez!!
PS: As imagens foram feitas com IA usando o Visual Electric e editadas no Canva, a partir do esboço que fiz para o Desafio: Desenhando (quase) todo dia no iPad.
Share Dialog
Wagner Tamanaha
Support dialog